Fisioterapia Respiratória

A Fisioterapia Respiratória consiste em técnicas de avaliação, prevenção e reabilitação funcional de pacientes (adultos e crianças) com disfunções respiratórias agudas ou crônicas, também sendo efetiva no pré-operatório de cirurgias cardíacas e bariátricas, evitando possíveis complicações pulmonares.

O fisioterapeuta como profissional qualificado, tem como objetivos potencializar a capacidade respiratória, remover secreções brônquicas, aumentar a expansibilidade pulmonar, otimizar o transporte de oxigênio e promover o condicionamento cardiorrespiratório, e assim melhorar a qualidade de vida desses pacientes. Para tal, o fisioterapeuta utiliza de recursos manuais e/ou instrumentais, que requer um nível de experiência que só pode ser atingido com uma prática continuada e um conhecimento atualizado.

As principais Indicações são Pneumonias, Enfisemas Pulmonares, Bronquite, Asma, Doenças Pulmonar Obstrutiva Crônica, Fibrose Cística, Pré e Pós operatórios cardíacos e pulmonar e na Inatividade física crônica, ou seja, pacientes muito tempo acamados e ou de permanecia na mesma posição.