Fisioterapia neurológica

Fisioterapia Neurológica ou Fisioterapia Neurofuncional, assim chamada atualmente, é uma especialidade que tem o objetivo de analisar os déficits neurológicos adulto e infantil e determinar o tratamento adequado para cada paciente.

As doenças mas conhecidas que a fisioterapia neurológica atua são: Paralisia Celebral; Acidente vascular Encefálico; Mal de Parkinson; Mal de Alzheimer; Traumatismo cranianos; Traumas Raqui-medulares; Síndromes Neológicas, dentre outros.

A atuação do fisioterapeuta nessa área basicamente é reabilitação motora como:

- Coordenação motora: é a capacidade de usar de forma mais eficiente os músculos esqueléticos (grandes músculos), resultando em uma ação global mais eficiente, plástica e econômica. Este tipo de coordenaçãopermite a criança ou adulto dominar o corpo no espaço, controlando os movimentos mais rudes.

- Equilíbrio:É a qualidade física conseguida por uma combinação de ações musculares com o propósito de assumir e sustentar o corpo sobre uma base, contra a lei da gravidade.

- Força: Capacidade de exercer tensão contra uma resistência, que ocorre por meio de ações musculares.

- Cognição:é o ato ou processo da aquisição do conhecimento que se dá através dapercepção;atenção; associação; memória;  raciocínio; juízo; imaginação; pensamento e linguagem. 

- Sensorial:consiste nas traduções do mundo físico para a mente, os mais conhecidos são os cinco sentidos: visão, audição, tato, paladar e olfato.

- Respiratória: está intimamente ligada nos distúrbios neurológicos, pois trata toda a condição pulmonar, todo o nível de oxigenação do indivíduo, a reexpansão pulmonar.

Por tanto temos como objetivo final promover o aprendizado ou reaprendizado motor desenvolvendo nos pacientes a capacidade de executar atividades motoras o mais próximo possível do normal.